O setor de bebidas não alcoólicas encarou os primeiros meses da crise com um olhar atento e temeroso. Era tudo novo e diferente, uma situação jamais vivida. Rapidamente as indústrias de bebidas foram mapeando o impacto real da pandemia e buscando saídas.

Consideradas como essenciais, precisaram reajustar toda sua logística de abastecimento do mercado off trade, aquele que inclui pontos de venda em hipermercados, supermercados, mercearias e lojas de varejo no geral e que não foram obrigados a fechar após a adoção de medidas de isolamento social, garantindo assim os produtos sempre nas prateleiras à disposição dos consumidores.

Havia uma luz no fim do túnel, mas o problema era de tal tamanho que as soluções tinham que ser igualmente grandiosas. Foi o momento em que a expressão “inovação disruptiva” deixou de ser apenas um conceito da moda para transformar-se em uma atitude urgente e necessária para a sobrevivência do setor. Em síntese, era preciso quebrar regras, romper comportamentos e ultrapassar barreiras tradicionais dos modelos de negócios. Trazendo para a linguagem popular, era preciso sair do convencional, pensar fora da caixa. Empresas que tiveram muita velocidade para reagir às mudanças e foco na busca de alternativas tiveram uma recuperação muito mais rápida.

Uma análise sobre o novo momento do mercado revelou o que havia mudado no comportamento do consumidor final. O “ficar em casa”, uma ordem necessária para conter o avanço da Covid 19, acabou revelando-se uma oportunidade de negócio.

O desafio era como chegar até estes consumidores já que, com o home office obrigatório, milhares de vendedores viram-se privados de fazer seu trabalho tradicional, visitando desde os grandes supermercados das capitais aos bares da periferia de pequenas cidades no interior.

Empresas que buscaram solução na ciência e na valorização das relações humanas superaram este novo obstáculo. A tecnologia nos trouxe novas ferramentas como aplicativos de vendas mais eficazes e portais B2B para maior aproximação com o cliente varejista.

Criar novos produtos e antecipar lançamentos de bebidas diferenciadas também foi uma solução.
Passado 2020, entramos no novo ano em um cenário inusitadamente incerto e fazer projeções é um exercício desafiador. É certo, porém que o comércio eletrônico como canal de vendas vai se consolidar como um caminho sem volta.

Temos também um consumidor com um novo comportamento pautado por hábitos que priorizam a saúde e o bem estar. A indústria está sempre atenta aos seus anseios e já vem há anos reformulando seu portfólio criando embalagens menores e bebidas cada vez mais saudáveis, acrescidas de vitaminas e outros ingredientes que aumentem o suporte imunológico.

Talvez o maior ensinamento desta pandemia seja o de que devemos, mais que nunca, celebrar a nossa existência. Assim, temos que estar cientes que nossas bebidas são alimento que devem beneficiar o corpo, pelas suas qualidades nutritivas, e a alma, pela alegria e sabor que proporcionam às vidas de nossos clientes. Celebremos todos o Puro Sabor da Vida.

José Luiz Franzotti
Diretor Presidente da Bebidas Poty