É com imenso pesar que a Bebidas Poty informa o falecimento de seu patriarca sr. Pedro Franzotti na manhã desta segunda-feira, 18. Ele foi internado no Hospital Austa em São José do Rio Preto no domingo, 17, com quadro de abdômen agudo e parada cardiorrespiratória. Hoje de manhã veio a falecer por falência de múltiplos órgãos.

O sr. Pedro Franzotti deixa os filhos Humberto, José Luiz, Eliana e Sandra, 10 netos e um bisneto. Era viúvo de D. Elza Franzotti. Ele será velado na Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Bebidas Poty, e será enterrado no Cemitério de Potirendaba. O velório e o sepultamento serão restritos à família.

Em 1977, ao lado dos filhos Humberto e José Luiz, Pedro Franzotti assumiu a gestão da Bebidas Poty e, ainda atualmente, era muito querido entre todos.

Ele nasceu em 04 de junho de 1930 em Tabapuã, filho do agricultor Luiz Franzotti e de dona Santina Sato. Foi o penúltimo de 13 irmãos.

Trabalhar desde cedo fazia parte da rotina naquela época e Pedro começou ainda muito jovem, a ajudar no Sítio Pedregulho, propriedade da família. Nas horas livres arrumava tempo para organizar o time de futebol da vila, onde também atuava como centro avante. Também gostava muito de pescar e jogar baralho.

Em junho de 1955 casou-se com Dona Elza e da união do casal nasceram os filhos Humberto Franzotti, José Luiz Franzotti, Eliana Maria Franzotti Rogério e Sandra Izabel Franzotti Gubolino.

Com quatro filhos para criar, seu Pedro teve que se esforçar ainda mais. Chegou a ter um açougue e também trabalhou como pedreiro. Os filhos mais velhos, Humberto e Zé Luiz também começaram a ajudar cedo, ainda adolescentes, fazendo pequenos serviços no comércio em Tabapuã.

Foi nessa época que o espírito ousado e confiante do pai ajudou a dar asas aos sonhos empreendedores dos filhos. Seu Pedro vendeu uma camionete e ajudou Humberto e Zé Luiz a comprarem uma gráfica.

O negócio começou a caminhar bem. Para expandir a empresa, os filhos decidiram transferir a gráfica de Tabapuã para Potirendaba, onde tinham mais oportunidades de negócios. Pouco depois, a família toda também se mudava para a nova cidade.

Em 1977 os irmãos resolveram ousar mais uma vez e tiveram em seu Pedro o apoio necessário para alçar um voo mais alto. Apesar da juventude dos filhos e dos riscos de um novo negócio, ele convenceu a esposa Dona Elza. Vendeu a casa onde moravam e que era seu único patrimônio, para que Humberto e Zé Luiz dessem entrada na compra da Bebidas Poty.

Os anos seguintes seriam repletos de muita dedicação e comprometimento com a empresa.

Pedro Franzotti deixa um grande exemplo como pai e empreendedor.