A bonita história de Potirendaba deixou de estar apenas na memória de seus moradores, ou em fotos e documentos espalhados, para ganhar corpo e alma. Um livro especial de 200 páginas, com textos primorosos, farto arquivo de imagens e edição elegante e charmosa mostrará o que aconteceu na cidade no último século. O livro “A História de Potirendaba” será lançado nesta sexta-feira, 21, às 19h, no Clube Icaraí.

A obra traz 125 textos e 180 fotos novas e antigas. Retrata, além dos fatos históricos, pessoas que ali nasceram e se destacaram pelo Brasil e pelo mundo seja no esporte, nas artes, na ciência. Exemplos são a Hortência Marcari, a eterna rainha do basquete brasileiro, nascida em Potirendaba onde também começou a praticar o esporte. Tem também grandes estudiosos como o sociólogo Reginaldo Prandi, autor de 35 livros que venderam mais de 2 milhões de exemplares, e o psicólogo Sigmar Malvezzi, ambos na USP. Outro profissional importante é o fisioterapeuta Luiz Rosan, que foi preparador físico da seleção brasileira e de grandes clubes no Brasil e no exterior.

O idealizador do livro “A História de Potirendaba” é o empresário José Luiz Franzotti, diretor presidente da Bebidas Poty,  que tinha o desejo antigo de homenagear a cidade, lembrando moradores atuais e antepassados que lutaram para transformar um antigo povoado em uma cidade com qualidade de vida. “A gente queria não só contar como o município se desenvolveu e como foram chegando as empresas e as obras de urbanização. O objetivo era também mostrar a alma do nosso povo, a tradição das famílias, as conquistas das gerações, nossa memória e nossa cultura”, descreve José Luiz. Potirendaba é a cidade onde nasceu a Bebidas Poty, em 1951 e ainda hoje é onde a empresa mantém o parque industrial e centro de distribuição de produtos.

O diretor da Editora Serifa, Deodoro Moreira, responsável pela obra, explica que o trabalho é uma criação coletiva realizado com a ajuda de vários profissionais. O jornalista Raul Marques foi responsável pelas entrevistas e redação dos textos. Deodoro harmonizou histórias e coordenou todo o trabalho. A capa teve criação dos publicitários Solange Massuia e Ailton Marques e a diagramação ficou sob responsabilidade da DLM Propaganda.

Dezenas de moradores antigos e atuais foram ouvidos e tiveram seus depoimentos registrados. A contribuição de Francisco Riva, que tem um vasto arquivo de informações sobre a cidade, foi uma das mais importantes.

O jornalista Raul Marques mergulha nos fatos históricos desde a povoação, a partir de 1820, com a chegada do desbravador Manoel Ponciano Leite, seguido de João Antônio Siqueira. A divisão das terras entre os herdeiros de Siqueira deu origem a uma vila, então chamada Três Córregos, sendo o embrião da futura cidade que, apenas em 1919, viria a chamar-se “Potyrendaba”, assim mesmo, ainda com a letra “y”.

A partir deste início longínquo, a história passa a ser separada por décadas, começando em 1910 indo até a década de 2010,  destacando fatos, personagens, conquistas e desenvolvimento econômico no comércio e indústria e urbanização.

Após o lançamento, o livro “a História de Potirendaba” será disponibilizado em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços onde a população poderá ter acesso aos exemplares. A publicação da obra foi possível graças ao apoio das empresas Poty Cia. de Bebidas e Usina Santa Isabel, com realização da Rhode TM e do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, por meio do ProacSP – Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo.

“Foi um trabalho árduo, mas ficamos muito felizes com o resultado. Espero que este livro seja um presente para a população. Tomara que as pessoas sintam-se representadas e que tenham orgulho de morar em Potirendaba”, finaliza José Luiz Franzotti.