Uma ação que une solidariedade e sustentabilidade está tirando do lixo toneladas de garrafas e latas de alumínio e transformando o material em recursos doados a entidades assistenciais. A ação beneficia 14 associações beneficentes  de 11 cidades da região que dividem R$ 20 mil em doações de alimentos e produtos necessários para a manutenção das entidades.  O valor é referente ao que foi arrecadado em 2017 com a venda do material coletado pelo projeto “Sustentabilidade Gerando Solidariedade”, uma iniciativa da Bebidas Poty em parceria com supermercados, escolas e comunidade. A entrega dos produtos está sendo feita em dezembro e na primeira semana de janeiro

O projeto “Sustentabilidade Gerando Solidariedade” começou em dezembro de 2014 e já recolheu mais de 25 toneladas de embalagens PET e latas que estariam poluindo o meio ambiente. A Bebidas Poty instala um Ecoponto onde ficam grandes sacolas (bags) para recebimento de garrafas pet e latas de alumínio trazidas pela comunidade. As embalagens coletadas são encaminhadas para a empresa de reciclagem Poty Ambiental. O material  é pesado e vendido e o dinheiro é repassado para as instituições, geralmente asilos, creches, hospitais ou outra entidade indicada pela própria população de cada cidade.

O envolvimento da população, em especial as crianças de escolas, tem sido grande. Já são 71 Ecopontos instalados nas cidades de Potirendaba, Olímpia, Severínia, Bebedouro, Monte Azul Paulista, Guaraci, Cedral,  Guapiaçu, Bálsamo, São José do Rio Preto e Urupês.

Nas cidades de Guaraci, Guapiaçu, Urupês e Tabapuã o projeto chegou às escolas que promovem uma gincana para ver quem arrecada mais embalagens e latas. As classes vencedoras ganham como brinde uma visita à indústria de Bebidas Poty com direito a lanchinho e brinde. Elas conhecem também a Poty Ambiental.

O trabalho de educação ambiental do Projeto Sustentabilidade Gerando Solidariedade atingiu mais de 1.000 crianças nos dois últimos anos ajudando a formar uma nova geração comprometida com a preservação do planeta.