Na manhã desta terça-feira, 05, colaboradores da Bebidas Poty e um grupo de crianças colocaram a mão na terra para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Juntos eles plantaram 67 árvores nativas de angico amarelo, mutambo, jequitibá branco e jequitibá rosa. A iniciativa é parte de várias atividades que acontecem nesta semana celebrando a data internacional. A Poty tem na preservação do meio ambiente um de seus principais valores. A empresa foi a primeira indústria de bebidas do estado a assinar o Termo de Compromisso de Logística Reversa e recicla 100% das embalagens PET que coloca no mercado.

 

 

O plantio de mudas realizado  na manhã de terça envolveu 50 crianças, de 6 a 10 anos, da Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto. A maioria viveu uma experiência inédita. Rafaela, de 8 anos e a amiga Livia, de 7, disseram que foi a primeira vez na vida que plantaram uma árvore. A ação foi realizada pelo terceiro ano consecutivo e o número de  mudas acompanha a idade da empresa. A Poty foi fundada em 1951.

Durante a semana também acontecem outras ações como uma gincana para recolhimento de garrafas pet, pilha, baterias de celular, latas e lacres de alumínio, oficinas de reciclagem e entrega de mudas de árvores frutíferas para todos os colaboradores.  “O processo de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente começa na própria empresa.  Nós implantamos ações abrangentes e também motivamos o engajamento de todos”, afirma  Sandra Franzotti Gubolino, Gerente de Qualidade e Desenvolvimento e responsável pela área do meio ambiente.

A Poty tem um forte sistema de  sistema de gestão ambiental. É certificada com o ISO 14001:2004, o que assegura conformidade com os requisitos das normas internacionais de qualidade e meio ambiente. A empresa também promove a gestão de resíduos como a reciclagem de lixo, reuso da água, captação de água de chuva, tratamento de efluentes e reflorestamento de área degradada.  Esta última ação promoveu o plantio de 7.000 árvores recuperando a mata nativa em uma área de mais de um hectare. Entre as espécies resgatadas estão a sangria d´água, embaúba, monjoleiro, açoite de cavalo, farinha seca, aroeiras e cedros.

 

 

Logística Reversa

Através da Poty Ambiental a empresa estabeleceu parcerias com cooperativas de catadores de lixo reciclável e promove  o recolhimento de embalagens PET e latas de alumínio em várias cidades da região. Na Poty Ambiental elas são pré-lavadas e moídas. Depois de transformadas em flakes, são vendidas para outras empresas que utilizam a matéria prima para produção de embalagens não alimentícias, fibras têxteis, peças de carros, peças injetadas, resinas insaturadas ou recebem ainda outras aplicações.

 

Ecopontos

O projeto “Sustentabilidade Gerando Solidariedade”, outra iniciativa da Poty, estabeleceu parcerias com supermercados e escolas para incentivar a coleta de embalagens PET e latas de alumínio. Em três anos de funcionamento promoveu o recolhimento de  mais de 25 toneladas de resíduos.

Até o final de 2018 o projeto chegará a 21 municípios. O objetivo é instalar 94 ecopontos, que são espaços  onde ficam grandes sacolas (bags) para recebimento de garrafas pet e latas. O material é coletado e levado até a Poty Ambiental. Depois de pesado, é vendido e o dinheiro é repassado para as instituições, geralmente asilos, creches, hospitais ou outra entidade indicada pela própria população de cada cidade. Em 2017 a ação beneficiou 14 associações de 11 cidades da região noroeste que dividiram R$ 20 mil em doações de alimentos e produtos necessários para a manutenção.